Na terceira parcial de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, o curso de Medicina com a menor nota de corte registrada até o momento na modalidade de ampla concorrência foi o da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró (RN), com 777,47 pontos. O dado refere-se à atualização parcial divulgada em 21 de janeiro, quando as inscrições ainda estavam abertas (até 23 de janeiro).
As notas de corte representam a pontuação do último candidato pré-classificado provisoriamente dentro do número de vagas ofertadas por cada curso e são atualizadas diariamente durante o período de inscrições. A cada dia, elas podem subir ou cair conforme o volume de inscritos e o desempenho dos concorrentes.
Além da UFERSA, outras instituições também aparecem com notas de corte relativamente mais baixas nesta parcial, como a UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) e o campus Ceunes da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), com 783,43 e 783,46, respectivamente. Outros campus de universidades federais — como UFRN, UFAM e UFBA — contabilizam notas acima de 786 pontos na ampla concorrência.
Em contraste, algumas instituições apresentam notas de corte bem mais elevadas: por exemplo, a UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), em Baturité (CE), chegou a 861,19 pontos na ampla concorrência, sendo uma das maiores até o momento para o curso de Medicina no país nesta edição.
O Sisu 2026 segue com inscrições abertas até 23 de janeiro, e os candidatos podem alterar suas opções de curso e instituição para tentar melhorar suas chances de classificação. Após o fim das inscrições, a lista de aprovados na chamada regular será divulgada em 29 de janeiro, com matrículas previstas para 2 de fevereiro.
Foto: Gatty Images