O MetrôRio passou a utilizar avisos sonoros especiais nas estações do sistema durante o período do Carnaval de 2026 com o objetivo de alertar passageiros sobre comportamentos responsáveis — inclusive a importância de não praticar atos de vandalismo contra monumentos históricos e bens culturais, especialmente no Centro do Rio, onde há grande circulação de foliões. A medida busca reforçar o respeito ao patrimônio histórico e somar às campanhas de educação patrimonial que órgãos como o IPHAN e a Riotur também promovem na folia. re em um contexto no qual monumentos e espaços públicos se tornam pontos de grande fluxo durante os blocos de rua e eventos carnavalescos, aumentando a necessidade de conscientização para evitar depredações, pichação e outros danos ao patrimônio tombado.
Esse tipo de aviso sonoro já tem sido utilizado pelo MetrôRio para diversas comunicações internas aos passageiros — como orientações operacionais e de embarque — e agora ganha reforço específico com foco em preservação cultural no Carnaval.
O uso de mensagens sonoras no transporte público é uma estratégia para lembrar, de forma direta, que o respeito aos espaços históricos faz parte da experiência de festa urbana, sem prejudicar a memória e a identidade cultural da cidade.
Foto: reprodução.