Rio de Janeiro pode enfrentar mais um dia de chuva forte nesta terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, um dia depois de um temporal que causou alagamentos, bolsões d’água e quedas de árvores em vários pontos da cidade e da Região Metropolitana. A previsão meteorológica indica pancadas ao longo do dia com possibilidade de tempestades e sensação de abafamento pelo calor, além de risco de chuvas intensas, alagamentos e descargas elétricas em áreas isoladas.
Os maiores acumulados de chuva hoje podem ocorrer no sul do estado (como Paraty e Resende), com volumes previstos de até 50 mm, enquanto a Região Metropolitana do Rio deve registrar chuva em torno de 30 mm ao longo do dia.
Desde o início da tarde de segunda, o Centro de Operações do Rio (COR-Rio) contabilizou dezenas de ocorrências relacionadas ao temporal anterior, incluindo bolsões d’água, múltiplos alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, e algumas ocorrências ainda estavam em andamento no início desta terça.
Recomendações às autoridades e moradores
- Mantenha atenção às mensagens de alerta da Defesa Civil e do COR-Rio.
- Evite deslocamentos em áreas sujeitas a alagamentos e encostas instáveis.
- Tenha cuidado com ventos fortes, redes elétricas e árvores.
Esses eventos refletem a continuidade de instabilidade atmosférica na região, com solo já encharcado por chuvas recentes e risco elevado de novos transtornos se volumes de chuva significativos se materializarem ao longo do dia.