Rio recebe primeiro curso da nova unidade Digitech da Firjan SENAI com foco em inteligência artificial

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro iniciou em 2026 a oferta dos primeiros cursos da Digitech, a nova unidade educacional da Firjan SENAI voltada à formação profissional em tecnologia da informação e comunicação, em especial em inteligência artificial (IA) e áreas correlatas. O curso inaugural, com 500 vagas gratuitas e 100% online, é sobre Inteligência Artificial Industrial, e está aberto ao público em geral.  

Instalada no edifício Eco Sapucaí, ao lado do Sambódromo, a Digitech integra um projeto maior de capacitação profissional em tecnologia no estado, com a expectativa de formar milhares de profissionais ao longo dos próximos meses e anos. Após quatro meses de aulas, os participantes serão capazes de desenvolver soluções com IA aplicadas à indústria, como sistemas de previsão de falhas em máquinas e processos.  

A criação da Digitech faz parte de um contexto mais amplo de iniciativas tecnológicas que têm avançado no Rio de Janeiro, com a meta de fortalecer a cidade como um polo regional em inteligência artificial e áreas de alta tecnologia. A nova unidade conta com ambientes e laboratórios especializados, incluindo espaços dedicados a cibersegurança, internet das coisas e realidade virtual, além de oferecer certificações de grandes empresas do setor tecnológico.  

Em março, está prevista a abertura de outra turma, voltada à formação de desenvolvedores de soluções integradas com tecnologia da informação, em parceria com empresas do setor de óleo e gás. A iniciativa reforça a estratégia de alinhar a formação profissional com as demandas do mercado de trabalho, especialmente em setores que apresentam crescimento significativo e necessidade de mão de obra qualificada.  

Foto: Reprodução 

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.