Transmissão da Globo do desfile que homenageia Lula no Carnaval do Rio deve alcançar grande público e gera debates sobre exposição política

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A transmissão ao vivo pela TV Globo do desfile da Acadêmicos de Niterói, que abre o Grupo Especial no Carnaval do Rio de Janeiro no domingo, 15 de fevereiro de 2026, com o enredo Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil, tem potencial para ampliar o alcance da homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devido ao horário de exibição logo após o Big Brother Brasil, considerado um dos de maior audiência da televisão brasileira. 

Embora a escola se apresente em posição inauguradora, tradicionalmente considerada “ingrata”, o horário noturno em que os desfiles são exibidos pela emissora — cerca de 22h — costuma atrair um público expressivo. Na edição anterior, a cobertura do Carnaval pela Globo obteve média de cerca de 16 pontos de audiência no Rio de Janeiro e um alcance estimado em mais de 80 milhões de pessoas em diferentes plataformas, incluindo TV aberta, serviços de streaming e portais parceiros. 

A Globo, detentora dos direitos de transmissão, também tem tradição de veicular vinhetas das escolas com trechos dos samba-enredos ao longo de sua programação nas semanas que antecedem os desfiles. No caso da Acadêmicos de Niterói, a emissora optou por não reproduzir na íntegra o refrão que menciona explicitamente Lula, substituindo-o por um trecho interno do samba, o que sinaliza cautela diante da temática política. 

A escolha do enredo dedicado ao presidente da República e sua exposição na maior audiência do Carnaval suscita discussões sobre o papel da cobertura televisiva em um ano eleitoral, sobretudo diante de debates sobre igualdade de condições entre candidaturas e as implicações de uma grande plataforma de mídia amplificando determinado tema. 

Foto e crédito: Pablo Porciuncula/AFP 

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.